Uma das formas de conhecer a Nossa Igreja é ouvindo o que falamos em nossos encontros.
Em nossas reflexões buscamos o equilíbrio que há em Jesus Cristo, evitando tanto os atalhos que a sociedade propõe, quanto as imposições que a religião nos traz. Buscamos o melhor entendimento que o texto e seu contexto podem nos apresentar ao responder os desafios do nosso dia a dia.
“Se você tivesse uma única flecha que atirando hoje, fosse possivel atingir o alvo no final da sua vida – Que alvo é este?” Imagino que em algum momento dos últimos dias você foi provocado com perguntas nesta direção. Quando uma nova fase começa definimos planos, consideramos sonhos e desejos, revisamos metas, ponderamos sobre o que foi vivido. É costume fazermos isso no início de cada ano. Avaliamos o que passou, consideramos o que está acontecendo, planejando o que virá. Tenho percebido com o passar do tempo que tendemos a superestimar o que pode acontecer em um ano e subestimamos o que vai acontecer em 10 anos. A cada ano terminamos com itens em aberto, coisas que poderíamos – ou gostaríamos de – ter feito em aberto. Por outro lado, quando o corte de tempo é maior, 10 anos por exemplo, vemos o quanto tudo mudou. Dependendo do ponto de partida desta avaliação, há diferentes sentimentos que nos enchem o coração. Paulo, o apóstolo, escreveu para um grupo e cristãos: “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela. Não fiquem admirando vocês mesmos nem se comparando com os outros. Cada um precisa assumir o compromisso de fazer o melhor que puder com sua vida.” Um desafio direto, e tremendamente atual, para que cada um entre – de tempos em tempos – em um processo pessoal de “Repensar a Vida”. A Série REPENSE esta a disposição no Spotify e no YouTube.
É PRECISO SABER VIVER... Tolos são maledicentes. Sábios transmitem graça. Tolos atiram pedras. Sábios estendem a mão. Tolos são invejosos. Sábios são humildes. Tolos são hostis. Sábios são gentis. Tolos são implacáveis. Sábios são condescendentes. Tolos são críticos contumazes. Sábios são honestos observadores. Tolos são egoístas. Sábios são generosos. Tolos são beligerantes. Sábios são pacificadores. Tolos fazem justiça com as próprias mãos. Sábios creem na justiça divina. Tolos são vazios. Sábios são plenos. Tolos só encontram a si mesmos. Sábios reconhecem a Deus. Tolos são muitos. Sábios são poucos. Tolos falam tudo o que pensam. Sábios pensam em tudo o que falam. Tolos são volúveis. Sábios são fiéis. Tolos são blasfemos. Sábios são reverentes. Tolos são preconceituosos. Sábios são tolerantes. Tolos discutem com todos. Sábios ouvem a todos. Tolos são espalhafatosos. Sábios são discretos. Tolos são indesejáveis. Sábios são procurados. Tolos geram mal-estar. Sábios fazem história. Tolos gritam. Sábios conhecem o valor do silêncio. Tolos apontam para o passado. Sábios apontam para o futuro. Tolos são esquecidos pelo tempo. Sábios deixam um legado eterno.